Refrigerante zero engorda? Descubra o impacto da bebida na saúde
Algumas substâncias presentes na bebida podem, sim, prejudicar o bom funcionamento do organismo
atualizado
Compartilhar notícia
Na tentativa de controlar o peso sem abrir mão de alguns prazeres, muitos recorrem aos refrigerantes do tipo “zero”. Afinal, essa bebida faz mal à saúde?
Não devemos generalizar a resposta, uma vez que a substância pode ou não fazer mal para você, a depender da quantidade e frequência de consumo. Porém, algumas substâncias presentes na bebida são capazes, sim, de prejudicar o bom funcionamento do organismo, principalmente para o público da terceira idade.
Para quem não sabe, cálcio e fósforo são dois minerais essenciais à saúde óssea, conferindo mineralização a essas estruturas. Porém, quando ocorre um desbalanço entre esses dois minerais, por excesso de fósforo, pode acarretar em algumas sequelas e prejuízos a esse tecido.
Os refrigerantes, principalmente aqueles à base de cola, contém uma substância chamada ácido fosfórico, que prejudica a absorção do cálcio.
Esse efeito não se limita apenas aos refrigerantes. Alimentos industrializados e ultraprocessados, com alto teor de aditivos químicos, também podem acarretar nesse efeito.
Além disso, as substâncias químicas presentes nesses produtos culminam em mecanismos inflamatórios no organismo, resultando em prejuízos até no emagrecimento. Por isso, o bom senso é regra. Evite incorporar esses produtos ao dia a dia, limitando a eventualidades.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica