Quer emagrecer? Aprenda três ajustes para não exagerar no jantar
Comer bem ao longo do dia e incluir uma fonte de proteína pouco antes dessa refeição pode ajudar a controlar os excessos
atualizado
Compartilhar notícia
Você é daqueles que passa o dia na correria, esquecendo de se alimentar, e desconta toda fome acumulada na refeição do jantar? Estudos recentes do campo da crononutrição destacaram que o momento noturno é o pior para cometer excessos calóricos.
Isso se justifica pelo fato do nosso sistema gastrointestinal ficar mais lento. Saiba mais detalhes nesta reportagem.
Para evitar comer em excesso à noite, não existe uma receita de bolo. Se conhecer e entender o fator que está te levando aos exageros já é um excelente começo. Existem, ainda, algumas sugestões de ajustes que podem ajudar a diminuir esse comportamento.
Veja!
Não deixe de comer bem ao longo do dia
Suas refeições não devem – ou deveriam – te deixar com a sensação de fome ao final do dia. Incluir uma maior quantidade de proteínas e fibras é fundamental para que você tenha saciedade. É importante não excluir por completo o carboidrato da dieta, mas ter ponderação na ingestão. Essa dica ajudará no controle do seu apetite.
Inclua uma fonte de proteína 30 minutos antes de jantar
As proteínas ajudam na produção de hormônios que geram os sinais de saciedade. Vale a pena pensar em iogurte, suplemento de whey protein, queijo, colágeno e outros.
Atenção ao comer emocional
O estresse, a exaustão e a sensação de merecimento são alguns exemplos de gatilhos para comer mais e buscar alimentos calóricos. Antes do jantar, descanse, relaxe, troque de roupa e faça alguma atividade que goste e carregue a sua bateria.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica