Quatro alimentos para comer de manhã se você quer emagrecer
Whey protein, ovos, abacate e pão integral são exemplos de ingredientes que não podem faltar no seu menu matinal
atualizado
Compartilhar notícia
Quando se busca o emagrecimento, uma dúvida comum é qual estratégia ajuda o corpo a queimar as gordurinhas de forma mais eficiente. No que tange a alimentação, muitos modelos dietéticos circulam por aí, mas é preciso entender que não cabe generalizar, já que a rotina alimentar é algo individualizado.
Independentemente do tipo de dieta que você optar, um detalhe elas terão em comum para alcançar a perda de peso: balanço energético negativo. A regra é clara! A conta da ingestão calórica deve ser inferior ao seu gasto calórico e, assim, você chegará ao seu objetivo.
Porém, não adianta pensar apenas em contar calorias se você não considerar a qualidade delas. Optar por alimentos que forneçam nutrientes, ricos em fibras e proteínas, é algo que faz toda a diferença no resultado.
Enquanto a fibra ajuda no controle do açúcar sanguíneo e na saciedade, as proteínas aceleram o organismo.
Tendo isso em mente, existem alguns alimentos que, quando consumidos pela manhã, podem ser aliados ao emagrecimento por ajudar no controle da glicemia e aumentar a saciedade ao longo do dia.
Veja alguns deles:
Whey protein
A proteína do soro do leite tem, na composição, vitaminas, minerais e cisteínas que colaboram no aumento da imunidade, na saciedade, no controle da glicemia e no estado nutricional. Estudo já constatou que tomar whey pela manhã pode ser aliado ao emagrecimento por ajudar a reduzir a fome ao longo do dia.
Abacate
O abacate é um alimento completo, rico em vitaminas, minerais e gorduras mono e poli-insaturadas. Elas ajudam no controle do colesterol e no aumento da saciedade, sem contar o alto teor de fibras presentes no alimento. Não bastasse, ele ainda é versátil, podendo ser consumido com torradas, como o famoso avocado toast.
Ovos
Os ovos são acessíveis para a maioria das pessoas. Rico em nutrientes e vitaminas difíceis de serem encontradas em outros alimentos, como a colina, possui gorduras saudáveis e colabora com a saciedade.
Pão integral
Sem pão na dieta? Nada disso. Os pães integrais ou de fermentação natural são muito bem-vindos, contanto que não exagere. Eles são ricos em carboidratos de qualidade e em fibras. O pão integral ajuda a controlar a glicemia e manter a saciedade. Se possível, combine com alguma fonte de proteína, como ovos, queijos leves ou filé de frango desfiado, para ficar ainda mais satisfeito.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica