Quatro alimentos aparentemente saudáveis que podem sabotar sua dieta
Separamos quatro produtos bastante conhecidos que, na realidade, mais atrapalham do que ajudam quando o assunto é perda de peso
atualizado
Compartilhar notícia
Quando o assunto é emagrecimento, alguns mitos são difíceis de derrubar. Nem tudo que é propagado e cai no senso comum, como certos itens aparentemente saudáveis, de fato ajudam a eliminar os quilinhos indesejados. Alguns, inclusive, tem efeito contrário.
Pensando nisso, separamos quatro alimentos “fitness” bastante conhecidos mas que, na realidade, mais atrapalham do que ajudam na perda de peso.
Veja:
Doces fitness e/ou sem glúten
Na verdade, os substitutos do glúten podem, inclusive, aumentar o conteúdo calórico e contribuir para o ganho de peso. Doces com ou sem glúten precisam ser consumidos com moderação em uma dieta equilibrada.
Alimentos zero açúcar ou zero gorduras
Um produto zero açúcar ou zero gordura não necessariamente é baixo em calorias. Assim como a regra acima, é preciso moderação. O consumo excessivo também pode contribuir para o excesso calórico e, consecutivamente, para o aumento da gordura corporal.
Barras de proteína
Embora aumentar o consumo proteico possa ser uma estratégia interessante no emagrecimento, elevar esse consumo por meio de barrinhas proteicas pode não ser uma boa ideia. Algumas delas apresentam alta quantidade de gordura e ingredientes artificiais, logo, se ingeridas sem planejamento, tornam-se prejudiciais à sua meta.
Comidas “limpas”
Não devemos esquecer que o ganho de peso está associado, principalmente, ao excesso calórico. Mesmo ingredientes como aveia, pasta de amendoim e batata-doce, em excesso, promovem balanço energético positivo. Por isso, mesmo tendo uma alimentação mais limpa — fundamental para saúde —, verifique e esteja atento ao valor calórico total.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica