Quantos quilos perder por semana para emagrecer saudável e manter?
Sim, existe um limite possível (e saudável) de peso a ser perdido durante a semana
atualizado
Compartilhar notícia
Acredite: consolidar o peso perdido é mais importante do que emagrecer. Por isso, vale reduzir medidas por meio de reeducação alimentar e mudança de hábitos.
Se o seu objetivo é queimar gordura, talvez você já tenha se questionado se existe um limite possível de peso a ser perdido durante a semana. A resposta para esse questionamento é sim, existe.
Apesar de não haver um número padrão, já que ele varia de pessoa para pessoa de acordo com metabolismo, peso e composição corporal, há uma margem considerada saudável a ser perdida. De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), em um processo de emagrecimento saudável, geralmente perdemos de meio quilo a 2 quilos por semana.
A recomendação permite, portanto, eliminar de 2 a 6 quilos por mês, facilitando, assim, a consolidação desse peso perdido.
Quando a perda é muito alta, o indivíduo fica mais vulnerável a entrar em reganho, já que o organismo conta com mecanismos adaptativos para essa recuperação. Por isso, a perda de peso deve vir com o tempo, por meio de estratégias viáveis e saudáveis, para que a pessoa consiga manter o shape a médio e longo prazo.
Outra forma de emagrecer de maneira saudável e definitiva é aumentar a composição de massa magra, já que ela irá impedir que o corpo
entre em desaceleração metabólica para recuperação do peso.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica