Principais marcas de granola têm mais açúcar do que é permitido
Um estudo da Universidade de São Paulo constatou que granolas podem ter até oito vezes mais açúcar na porção que o recomendado pela Anvisa
atualizado
Compartilhar notícia
Se você troca o cereal açucarado por uma dose de granola para começar o dia de bem com a dieta, esta reportagem lhe traz más notícias. Esses inocentes grãos e sementes crocantes podem estar sabotando o seu projeto verão.
Quem dá o recado é a ciência: um novo estudo da Universidade de São Paulo constatou que a maioria das marcas de granola têm açúcar na formulação. Também descobriu que a dosagem está muito além do que recomenda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para chegar à conclusão, pesquisadores do Centro de Pesquisa em Alimentos da USP analisaram 29 marcas de granola encontradas facilmente nas prateleiras de supermercados. Dessas, 23 continham até oito vezes mais açúcar na formulação que os 5 g recomendados pela Anvisa por 100 g de produto.
É por isso que os nutricionistas sugerem cautela com o alimento se a intenção é cuidar da saúde ou diminuir os números na balança. “A maior parte das granolas vendidas no mercado nacional são bem calóricas, apresentam grande quantidade de açúcar, teor baixo de fibras, além de conter grande quantidade de conservantes e corantes”, alerta a nutricionista funcional Dania Sánchez.
E não é só o açúcar o vilão. As versões industrializadas ainda podem trazer “combos” de outros ingredientes prejudiciais. “Evite alimentos que contenham na composição xarope de glicose ou frutose, açúcar, maltodextrina, antiumectante, aromatizantes e ressaltador de sabor”, indica a especialista.
Fora as versões light
Embora menos calóricas, segundo Dania, as versões “fit”, “diet” e “light” da granola também não são as melhores escolhas para a dieta e a saúde. “Para produzir esse alimento, a indústria insere uma série de conservantes que são maléficos à saúde”, comenta.
Cuidado com alimentos vendidos em caixas, latas, pacotes ou sacos. Quanto mais processado o alimento, pior para a sua saúde.
Dania Sánchez, nutricionista
A melhor substituição aos pacotes de cereal, portanto, são as versões feitas em casa — essas, sim, são naturais e sem químicas prolongadoras de validade. E o melhor de tudo: granolas caseiras são rápidas e práticas e podem conter o seu toque e tempero, como cacau, canela, frutas secas ou coco ralado.
A nutricionista ensina duas receitas de granolas saudáveis de verdade para seu café da manhã:
Versão vegana: