Por que você deve comer arroz e feijão diariamente se quiser emagrecer
Para quem não sabe, eles têm complementaridade proteica, ou seja, somam todos os aminoácidos necessários para o organismo
atualizado
Compartilhar notícia
Engana-se quem pensa que a dupla composta por arroz e feijão só dá certo pelo sabor atrativo. O clássico brasileiro também faz bonito no quesito saúde.
Para quem não sabe, eles têm complementaridade proteica, ou seja, somam todos os aminoácidos necessários para o organismo. Além disso, a combinação contém vitaminas, minerais e fibras que ajudam a manter a saciedade ao longo do dia.
Quem come arroz e feijão diariamente, inclusive, tende a beliscar menos, já que as fibras somadas aos nutrientes deixam o organismo satisfeito.
Engana-se quem pensa que a dupla seja calórica. Em 100g de arroz com 100g de feijão há apenas 230 calorias — e de muita qualidade.
Consumo caiu no Brasil
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o consumo de feijão caiu em mais de 50% nos últimos 16 anos no Brasil.
Essa informação não é nada animadora em termos de saúde, já que a leguminosa é rica em ferro, cálcio e vitaminas, e auxilia na prevenção de doenças cardíacas. E mais: ainda turbina o trato intestinal.
Diversos estudos, inclusive, associam o simples ato de comer feijão ao emagrecimento.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revelou que ingerir feijão diariamente impacta na perda de peso. A justificativa é que as pessoas que não consumiam o alimento tinham 10% a mais de chance de ter excesso de peso, e 20% mais chances de se tornar obeso.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica