Pare já! Entenda como contar calorias pode sabotar a perda de peso
A nutricionista Tamara Willner explica como a preocupação com esses números pode ser o grande vilão da dieta saudável
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar do senso comum de que ingerir alimentos com baixo teor calórico é o melhor caminho para perder algumas medidas de forma saudável, na vida real, não é bem assim que funciona. Além de alguns alimentos disfarçarem seu valor nutricional com números atrativos, a contagem de calorias pode trazer resultados negativos à saúde e desencadear transtornos alimentares.
Para a nutricionista britânica Tamara Willner, “dietas de baixa caloria e a contagem de calorias são apenas uma solução de curto prazo”, avaliou, em entrevista ao Femail, do jornal The Sun. Ou seja, mesmo os alimentos de baixo teor calórico podem ser pouco nutritivos, diminuindo a sensação de saciedade e aumentando a chance de refeições extras – o que, no fim das contas, sabota sua dieta.
Transtornos
Alguns estudos sugerem que, ao longo do tempo, mais de um em cada três pessoas que fazem dieta tem hábitos alimentares desordenados, como a compulsão alimentar. Esse comportamento, aparentemente inofensivo, ainda podem evoluir para distúrbios, que precisam ser diagnosticados clinicamente.
A nutricionista explica que esse tipo de postura pode influenciar o indivíduo a “rotular” os alimentos como bons ou ruins, por exemplo. “Atribuir valor moral aos alimentos é um comportamento prejudicial à saúde. Todos os alimentos oferecem benefícios diferentes e há alguns que devemos tentar comer mais regularmente e outros que devemos desfrutar ocasionalmente”, explicou.
Como interromper esse hábito
- Exclua itens que remetem à contagem de calorias, como aplicativos e livros que tratem sobre o assunto;
- Faça refeições que te deixem saciado. Garantir três refeições balanceadas por dia diminui as chances de episódios de compulsão e o evitam o famoso ato de beliscar;
- Pratique a alimentação consciente. Ao fazer as refeições, tente se concentrar na aparência, no cheiro, no sabor e na textura da comida enquanto a aprecia. Diminua a velocidade de sua alimentação e tente ouvir seus sinais internos de fome e saciedade;
- Evite a TV, o celular o computador enquanto estiver comendo;
- Seja gentil com você! Pode parecer desafiante deixar hábitos prejudiciais para trás, mas entenda que isso não vai acontecer do dia para noite, não seja rígido com você.
Caso perceba sinais de compulsão ou transtorno alimentar, procure um especialista que possa te instruir da melhor maneira para superar o distúrbio. Seja honesto consigo mesmo e mantenha um diálogo sincero com seu médico e nutricionista.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia