Nutricionistas revelam qual a melhor bebida para consumir ao acordar
Na dúvida entre água, chá ou café? Veja o que dizem os especialistas
atualizado
Compartilhar notícia
Ao acordar, a primeira bebida que você consome pode ajudar a ditar como será o restante do seu dia. Segundo nutricionistas, fazer essa escolha depende de qual é a sua intenção. A resposta da maioria dos experts é unânime: beba, antes de qualquer outra coisa, um bom copo d’água. Isso porque o corpo fica desidratado depois de longas horas dormindo, sem consumir nada.
“Talvez você não sinta sede logo cedo pela manhã, mas tomar água pode ser um hábito saudável que você prioriza para se conservar adequadamente hidratada ao longo do dia”, explicou a especialista em alimentação Shanta Retelny ao site HuffPost UK.
A profissional Karen Ansel consome uma boa xícara de café depois da água. E dividiu uma dica importante: “Dizer que não sou uma pessoa que acorda cheia de energia pela manhã é dizer pouco. Minha solução é deixar a cafeteira pronta na noite anterior e programá-la com o timer. Assim, quando acordo já tenho um café fresquinho para me ajudar a entrar no ritmo”, ensinou.
Ruth, porém, ressalta: não é muito saudável colocar óleo de coco ou manteiga ghee no líquido de cor preta, diferente do que defende os amantes do bulletproof coffee.
“É baseada em baboseira”, emendou a nutricionista Amanda Frankeny, em entrevista ao mesmo site. “Nenhum estudo confirma a ideia de que tomar café quente com manteiga logo cedo pela manhã ajude a pessoa a emagrecer.”
Ela também diz que sucos detox não são comprovadamente eficazes na perda de peso.
“Nossos órgãos principais já são sistemas de desintoxicação robustos. Nosso corpo sabe como livrar-se das ‘porcarias’. Se você nutri-lo, ele será capaz de fazer seu trabalho”, recomenda.
O chá-preto é uma boa pedida. Pesquisas comprovaram que ele favorece a prevenção e o controle da diabetes, ressaltou o nutricionista Toby Smithson ao site britânico. “Os polifenóis presentes no chá parecem influir sobre a atividade insulínica. O chá preto também melhora a sensibilidade à insulina, promove a manutenção de boa pressão sanguínea, reduz o risco de doença cardíaca e o risco de desenvolver diabetes tipo 2.”
Fuja de bebidas muito açucaradas, como cafés com chantilly, ou altamente processadas, caso de energéticos e refrigerantes.