Nutricionistas ensinam como fazer jejum intermitente para emagrecer
A estratégia alimentar do jejum intermitente pode ser eficiente, mas é preciso fazer da maneira correta
atualizado
Compartilhar notícia
Muitas pessoas associam o jejum intermitente ao emagrecimento, mas, para chegar lá, é preciso seguir esse protocolo alimentar da maneira correta. Não basta ficar horas sem comer se, no restante do dia, você não segue hábitos saudáveis e nem manter uma vida equilibrada, com a prática de atividades físicas e pelo menos 8h de descanso.
Em entrevista à revista Hola!, a nutricionista integrativa Carla Zaplana, autora de um livro sobre o assunto, contou que um dos maiores erros de quem adere a esse método é continuar ingerindo certos tipos de alimentos ao quebrar o jejum.
“Ao fazer o jejum intermitente, você deve ter em mente que, nos períodos de ingestão alimentar, a dieta precisa ser saudável e balanceada; e atender às necessidades nutricionais do nosso corpo para funcionar normalmente”, inicia. Ela ensina, então, que o melhor é fugir ao máximo de farinhas refinadas, refrigerantes, açúcares simples e ultraprocessados.
O que posso ingerir enquanto estou em jejum?
Ainda de acordo com a profissional, há alguns itens que são liberados durante o período de jejum e que turbinam a perda de peso. Alguns deles, como café e infusões termogênicas, aumentam a sensação de saciedade e o metabolismo. São eles:
- Um copo de água com açafrão, pimenta, limão ou vinagre de maçã;
- Café preto sem açúcar;
- Chás sem açúcar;
- Caldo de osso.
Quanto tempo posso fazer jejum?
Ao mesmo site, a nutróloga Carmen Górriz emendou que não existe um tempo pré-determinado de fazer o jejum para perder peso.
Em geral, recomenda-se 16h, mas “a forma correta de jejuar pode variar de acordo com os objetivos e preferências de cada indivíduo”, salientou a expert.
O ideal é contar com o auxílio de um profissional, que moldará as suas necessidades a esse protocolo.