Nove alimentos que podem aumentar a inflamação e danos celulares
Veja estão os nove tipos de alimentos mais comuns e que aumentam a inflamação do organismo quando ingeridos com frequência
atualizado
Compartilhar notícia
Os riscos do organismo desenvolver uma inflamação crônica podem ser maiores dependendo da dieta e dos hábitos à mesa. Alguns alimentos à base de açúcar, carnes processadas e frituras, sobretudo se ingeridos em excesso, aumentam a resposta inflamatória.
Limitar a ingestão desses itens é uma maneira eficaz de cuidar da sua saúde, reduzindo as chances de desenvolver doenças crônicas, como diabetes, colesterol alto, hipertensão e outras.
Aqui estão os nove tipos de alimentos mais comuns, responsáveis por aumentar a inflamação quando ingeridos com frequência:
1. Alimentos açucarados
Evite ao máximo refrigerantes, balas e produtos de confeitaria.
2. Carnes vermelhas e processadas
Bacon, salame, presunto, salsicha, carnes secas e carnes empanadas, como nuggets, pioram bastante a resposta inflamatória.
3. Alguns óleos de cozinha
Óleo de milho, óleo de girassol e óleo de cártamo entram na lista.
4. Comidas fritas
Frango à passarinho, batata frita e rosquinhas? Reserve para raras exceções.
5. Carboidratos refinados
Macarrão, pizza, cereais matinais açucarados e alimentos à base de farinha branca não são recomendados para consumo diário.
6. Refrigerantes e bebidas açucaradas
Refrigerantes, energéticos e sucos industrializados são outro grupo de itens alimentícios que precisam ser ingeridos com moderação.
7. Bebidas alcoólicas em excesso.
8. Glutamato monossódico
Um realçador de sabor presente em alimentos industrializados, como shoyu, sopas enlatadas, condimentos, chips de batatas e carnes processadas.
9. Gordura trans
Pipoca de micro-ondas, pizza congelada e biscoitos recheados são, por fim, mais alguns exemplos de alimentos que causam alterações negativas no organismo.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica