Nem xixi, nem cocô: veja por onde o corpo mais elimina gordura
Um estudo australiano feito pela UNSW revelou que, de 10 quilos de gordura perdidos, 8 deles são descartados pelo pulmão
atualizado
Compartilhar notícia
Você já pensou como o organismo faz para eliminar gordura? Quem achou que era por meio da urina ou das fezes, infelizmente, errou.
Na verdade, um estudo constatou que, ao perder gordura, grande parte dela é eliminada através da respiração, no pulmão.
Realizado pela Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), na Austrália, o levantamento revelou que, de 10 quilos de gordura perdidos, 8 deles saem pelo pulmão em forma de dióxido de carbono (CO2). Já o restante deixa o corpo por meio de fluídos corporais, a exemplo da lágrima, da urina e do suor.
A explicação para esse fenômeno se deve ao fato de que as células de gordura armazenam triglicerídeos na formação de três átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Quando o organismo libera essa molécula, a oxidação ocorre por meio da respiração.
De acordo com o periódico de medicina The BMJ, do Reino Unido, o pulmão é a parte do corpo mais importante na eliminação da gordura, sendo o órgão excretor primário.
Isso não quer dizer, no entanto, que basta respirar mais vezes para emagrecer, uma vez que o organismo possui um limite de excreção de gordura sem atividade física. Para potencializar essa perda, é preciso se mexer.
Invista na corrida, por exemplo. Correr por uma hora faz com que você libere 40 gramas de CO2 a mais, aumentando a média de queima de gordura diária.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica