Mágica? Veja uma versão de vitamina D que tem absorção mais rápida
A principal função da vitamina D é a regulação do metabolismo ósseo
atualizado
Compartilhar notícia
Se existe um nutriente que entrou nos holofotes recentemente foi a vitamina D. Também conhecida como um hormônio devido à extrema importância biológica, ela teve sua repercussão aumentada em tempos de pandemia.
A principal função da vitamina D é a regulação do metabolismo ósseo. Porém, seus efeitos não param por aí, já que também cumpre papel na imunidade e na regulação dos níveis de cálcio e fósforo adequados.
Diversos estudos revelaram que os níveis dessa vitamina estão bem aquém do desejável em várias partes do mundo, atingindo quase todas as faixas etárias. É estimado que 90% da população tenha déficit de vitamina D no organismo.
Para quem sofre com a deficiência desse nutriente, a ciência trouxe boas-novas. Uma versão da vitamina, conhecida como calcifediol, foi recentemente aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a agência regulatória brasileira.
Essa alternativa mostra-se promissora por ser absorvida de forma mais rápida em relação aos suplementos convencionais disponíveis no mercado.
Para se ter ideia, são necessários de três a quatro meses de suplementação com a vitamina tradicional para atingir bons níveis no organismo. Já com a utilização do calcifediol, o tempo diminui para três a quatro semanas. Além disso, são necessárias doses mais baixas para atingir as concentrações ideais.
É provável que a substância esteja disponível no país a partir do segundo semestre do ano. A prescrição dos suplementos, vale destacar, deve ser feita apenas por profissionais.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica