Low carb, low fat e jejum intermitente: qual dessas dietas emagrece mais?
Protocolos alimentares são muito populares, mas é preciso cuidado ao escolher por um deles
atualizado
Compartilhar notícia
Low carb, low fat e jejum intermitente. É frequente a pergunta de qual, entre esses protocolos alimentares, é o mais eficiente para a perda de peso.
A resposta seria: nenhum deles. Isso mesmo. Um estudo publicado em 2005 comparou quatro modelos de dietas para emagrecimento durante um ano. Entre elas, estavam a de restrição de carboidrato, uma opção mais balanceada, a dieta dos pontos e uma com baixa gordura.
O objetivo da análise era avaliar qual, entre as opções observadas, seria mais efetiva no emagrecimento a longo prazo.
O resultado foi surpreendente: após um ano, perdeu mais quilos quem, independentemente do programa alimentar, seguiu focado por mais tempo. No entanto, as pessoas que se submeterem ao low fat ou low carb tiveram maior índice de desistência se comparadas àquelas mais equilibradas nutricionalmente.
Esse tipo de constatação científica mostra a importância de o indivíduo procurar um estilo alimentar realmente capaz de seguir. É muito mais eficiente que sair cortando pães, massas, frutas ou gorduras de todo tipo.
Isso deve ser levado em consideração antes de eliminar do prato qualquer grupo alimentar. Uma dieta equilibrada, contendo alimentos da preferência do paciente, torna-se bem mais sustentável. O ideal, então, é que o nutricionista elabore uma conduta que seja também prazerosa e o paciente não tenha dificuldade em seguir a prescrição. Procure um profissional habilitado para te orientar!
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica