Low carb: entenda a diferença entre as dietas cetogênica e Atkins
As duas são baseadas na baixa ingestão de carboidratos. Entenda a diferença entre elas
atualizado
Compartilhar notícia
Em alta, as dietas low carb ganham centenas de adeptos mundo afora, todos os dias. Quando o assunto é o baixo teor de carboidratos, é bem provável que a cetogênica ou a Atkins já tenham aparecido no seu radar. Considerados um dos dois regimes mais conhecidos nesse âmbito, elas são muito parecidas, mas possuem suas particularidades.
Apesar de ambas reduzirem drasticamente a ingestão de carboidratos – como biscoitos e donuts, por exemplo – elas também podem vetar alguns grãos, além de certas frutas e vegetais. Mas, qual a diferença entre as duas?
Dieta cetogênica
Ela leva esse nome por induzir o corpo à cetose, ou seja, quando o principal combustível energético passa a ser a gordura, e não a glucose que vem dos carboidratos. Isso acontece porque ela limita a ingestão líquida de carboidratos de 20g a 50g por dia, e eleva a ingestão de gorduras saudáveis em seus adeptos.
Considerada bem restritiva, as pessoas que seguem a dieta cetônica encontram maneiras de sentir menos fome e saciar-se comendo muito peixe, ovos, laticínios, carne, manteiga, óleos e vegetais com baixo teor de carboidratos, como brócolis e espinafre.
Dieta Atkins
Muito parecida com a cetogênica, a versão “clássica” desse regime é conhecida como Atkins 20 e permite o consumo de 20 gramas de carboidratos líquidos por dia. Independentemente da versão, o plano é dividido em quatro fases para fazer, de forma gradual, a reintrodução de carboidratos na alimentação.
Nesse plano alimentar, a ideia é fazer um maior consumo de proteínas e, quando estiver próximo de atingir o seu peso ideal, ter poucas restrições alimentares.
Qual a diferença de uma para outra?
As duas, com certeza, vão te ajudar a chegar aos mesmos resultados e com métodos muito parecidos: consumindo menos carboidrato. O que as diferencia é que a dieta Atkins só vai induzir à cetose nas duas primeiras fases da dieta, período em que a restrição alimentar é maior.
Além disso, há também a diferença no que diz respeito à alimentação para suprir a falta de carboidratos. Enquanto a cetogênica foca no consumo de gorduras, a Atkins se baseia em proteínas e até grãos integrais.
Qual a melhor?
À revista Insider, Amy Miskimon Goss, professora assistente de ciências da nutrição na Universidade do Alabama em Birmingham, indica que apenas um profissional pode sugerir isso, baseado no histórico e na alimentação do paciente.
“Ambas podem aumentar os esforços para perder peso e melhorar o colesterol, a pressão arterial e o açúcar no sangue. Mas se você está pensando seriamente em experimentar uma dessas dietas, é altamente recomendável consultar um médico ou nutricionista”, recomenda.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia