Língua esbranquiçada? O que ela pode dizer sobre sua saúde intestinal
Uma língua rosada indica que o intestino vai bem. Veja por que é fundamental observar a área para avaliar a saúde do intestino
atualizado
Compartilhar notícia
Se você ainda não conhece a importância do intestino para a saúde, é bom tomar nota da importância do órgão na manutenção do bem-estar.
Ele atua na absorção de nutrientes, na imunidade, na produção da serotonina (hormônio do prazer) e em diversas funções básicas do corpo.
O mau funcionamento dele, em alguns casos, pode estar associado até a quadros de depressão, já que o comprometimento na absorção de nutrientes impacta diretamente no funcionamento cerebral.
No que diz respeito ao emagrecimento, também não é diferente. Além de favorecer o controle da ingestão de alimentos, um intestino bem regulado também irá ajudar na melhora do funcionamento metabólico.
Se, ultimamente, você sente que seu intestino não vai muito bem, ou que a constipação tem sido frequente, uma curiosidade é que você pode mediar o funcionamento do órgão pela língua. Isso mesmo.
Uma língua rosada, sem presença de saburra — massa esbranquiçada que pode gerar mau hálito —, com ausência de halitose e secreção branca, indica que o intestino vai bem.
Para não falhar com a saúde da região, faça boa ingestão de fibras diariamente, por meio de frutas, vegetais, leguminosas e cereais integrais. Ingira boa quantidade de água e evite consumo frequente de ultraprocessados e refinados, como açúcar, pão branco, massa, bolo e biscoito.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica