Herpes e alimentação: descubra o que comer e o que evitar
Saiba quais alimentos podem piorar os casos de herpes, e quais ajudam a afastar o vírus
atualizado
Compartilhar notícia
Considerada uma infecção muito comum, a herpes pode gerar incômodos e até dor, principalmente para aqueles que sofrem com crises recorrentes da infecção.
A ciência constatou que a alimentação está diretamente ligada com a frequência e a duração dos surtos da doença. Primeiramente, é necessário investir numa boa qualidade alimentar, visando a ingestão de nutrientes que colaboram com a imunidade.
O que comer
Um conselho importante é investir em preparações e ingredientes que contenham o aminoácido lisina, que ajuda a “por um freio” na ação do vírus. Boas alternativas são carnes, frango, peixes, ovos, leites, iogurtes, queijos, abacate, mamão, figo, beterraba e cordeiro.
Brócolis, couve e couve-de-bruxelas são outros exemplos de itens do bem. Eles apresentam um composto conhecido como indol-3-carbinol (I3C), eficaz na supressão de herpes, enquanto o chá-verde tem efeitos antivirais e antioxidantes, contribuindo bastante para evitar novas crises.
Não esqueça, ainda, de dormir bem e de beber bastante água.
O que evitar
Por outro lado, fuja da arginina, substância que pode estimular a multiplicação viral. Evite chocolate, amendoim, nozes, café, arroz integral, passas, aveia, pão integral, coco, aveia, milho, alimentos processados e refrigerantes.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica