Gracyanne comeu 8 mil ovos na quarentena. Veja benefícios do alimento
Segundo nutrólogo, ovos são excelentes fontes de proteína. Incluí-los na dieta ajuda a aumentar massa magra e a promover saciedade
atualizado
Compartilhar notícia
Muito consumido pelos que buscam aumentar os músculos do corpo, o ovo é uma rica fonte de proteína, nutriente primordial para construção de massa muscular. Não à toa, Gracyanne Barbosa, uma das maiores musas fitness do Brasil, tem esse alimento como base de sua rotina alimentar. Porém, a revelação de que ela comeu nada menos do que oito mil ovos na quarentena chocou os internautas.
A declaração foi feita durante uma entrevista para o programa Otalab, comandado por Otaviano Costa. Apesar do auxílio que os nutrientes presentes na comida trazem ao ganho de massa magra, o nutrólogo Sandro Ferraz aponta que, como qualquer outro alimento, o ovo deve ser consumido com moderação.
“Todo excesso de proteína gera uma sobrecarga renal. O nutriente tem que ser calculado entre 1,5 a 2,5 gramas, de acordo com a dieta de cada pessoa. Ingerir em grandes quantidades pode, sim, trazer riscos”, aponta o médico.
Em caso de pessoas com histórico de doenças renais na família, a atenção deve ser redobrada. A proteína não usada pelo corpo é eliminada por meio desse órgão, sobrecarregando suas funções. Entre os sintomas dessa sobrecarga, estão pedra nos rins, problemas no fígado, aumento de peso e osteoporose, uma vez que o nutriente ingerido em excesso causa aumento da excreção de cálcio.
Benefícios do ovo
Aumenta massa magra
O ovo proporciona ao organismo aminoácidos essenciais não produzidos pelo corpo, que auxiliam no reparo e estruturação das fibras musculares.
Promove saciedade
Quem busca por um processo de emagrecimento pode se beneficiar com a ingestão de ovos. Os nutrientes presentes no alimento contribuem para a saciedade e, por consequência, fazem com que a pessoa diminua a quantidade de calorias ingeridas.
Faz bem ao cérebro
De acordo com um estudo da The American Journal of Clinical Nutrition, devido à presença de colina (vitamina B8), o ovo pode melhorar o desempenho do cérebro e até mesmo diminuir o risco de desenvolver algum tipo de demência.
Auxilia na saúde ocular
Rico em substâncias como luteína e a zeaxantina, antioxidantes que ficam na retina, a ingestão do ovo pode prevenir doenças oculares e degeneração macular.
Ponto extra: o fato do ovo ser acessível e de fácil digestibilidade e absorção culminam para sua popularidade entre os praticantes de exercícios físicos, que tendem a comer mais a clara do que a gema, parte gordurosa do alimento. A coluna Na Medida, por sua vez, já ressaltou a importância de ingerir a gema e suas vantagens para a saúde.