Gordura abdominal: qual o melhor suplemento para perdê-la? Descubra
Conheça dois suplementos capazes de potencializar a queima de gordura, de acordo com a literatura
atualizado
Compartilhar notícia
Se tem uma gordurinha que incomoda em ordem universal é a tal da gordura abdominal. Há quem diga que esse tecido localizado seja um dos mais difíceis de queimar, e há também aqueles que apelam para qualquer negócio na expectativa de perdê-lo. Mas, afinal, existe algum suplemento eficaz para reduzir a barriguinha?
Infelizmente, nenhum emagrecimento acontece de forma localizada. Quando o déficit calórico ocorre, o organismo vai recrutando células de gordura de todos os tecidos para gerar energia e, assim, o emagrecimento vai ocorrendo. Esse processo pode ser comparado a um esvaziamento de uma piscina. Ao esvaziá-la, seria impossível recrutar água apenas de uma parte, assim como no corpo humano.
Entretanto, se você tem maior acúmulo nessa região, é provável que perca mais peso nela ao emagrecer.
No que diz respeito à alimentação, se você já cumpre os preditivos básicos, como dieta com déficit calórico, boas noites de descanso e atividade física, existem, sim, suplementos que podem dar uma forcinha. Lembre-se, porém, de que eles podem apenas potencializar a perda de peso, isto é, jamais devem substituir os itens básicos da pirâmide do emagrecimento.
Dois exemplos de suplementos que podem colaborar com a queima de gordura, de acordo com a literatura, são:
Cafeína
Presente naturalmente no café e em chás como o chá verde, a cafeína tem o poder de melhorar o estado de alerta, a concentração e até a disposição. Também é considerada um termogênico, ou seja, aumenta o metabolismo, queimando mais calorias. Alguns estudos ainda associam a substância à redução do apetite, colaborando, assim, com o emagrecimento.
L-carnitina
Pesquisas indicam que a L-carnitina, um aminoácido naturalmente presente no organismo, tenha potencial ergogênico, ou seja, aumenta o desempenho esportivo nos treinos. Por estar diretamente ligada à produção de energia, ela pode ajudar, de forma indireta, na queima de gordura. Não que vá ter grandes impactos, mas somada a uma rotina de atividade física, pode colaborar com o emagrecimento.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica