Exagerou na ceia? Descubra 4 dicas para reduzir o inchaço
Apostar no poder diurético da água está na lista. Confira o ranking completo
atualizado
Compartilhar notícia
A ceia de Natal é aquela ocasião que muitos passam o ano todo aguardando. Além de muita fartura na comida, a festividade costuma ser regada a bons drinques, bebidas que potencializam (e muito) o inchaço corporal no dia seguinte.
Exagerar nas refeições noturnas pode comprometer a qualidade do sono e ainda deixar aquela sensação de pesar, com má digestão, azia e refluxo.
Ao se deparar com aquele inchaço, não é preciso se desesperar: algumas dicas podem te ajudar a colocar a dieta nos trilhos novamente. Confira quatro delas a seguir!
Aumente a ingestão de água
A forma mais eficiente de reduzir a retenção de líquido é ingerindo água.
Aposte no poder dos chás
Além da água, infusões como chá de hibisco, cavalinha e funcho podem aumentar a diurese, reduzindo a sensação de estufamento.
Invista em fibras
Alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, legumes e cereais integrais, possuem nutrientes que ajudam o corpo a eliminar toxinas. As fibras também auxiliam no funcionamento intestinal e elevam a saciedade, reduzindo os prejuízos do inchaço abdominal.
Evite exagerar nas sobras
Nada de devorar aquelas rabanadas que sobraram do Natal; dê preferência às proteínas magras, como chester e lombo, que vão te ajudar a diminuir os sintomas da ressaca e manter a saciedade. Volte para a rotina saudável gradativamente.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica