Eu como de maneira saudável, mas não estou emagrecendo. O que fazer?
Exagerar nos “belisquetes” saudáveis e perder a linha no fim de semana são hábitos que detonam sua mudança de hábitos
atualizado
Compartilhar notícia
É comum observar pessoas que se alimentam bem, comem pouco ou até fazem atividade física mas, ainda assim, não conseguem se livrar daquela gordurinha indesejada.
Primeiramente, entenda que uma estratégia de emagrecimento requer muitos detalhes que passam batido por quem faz esse tipo de relato.
A alteração da matriz alimentar é um ponto muito importante para o emagrecimento. Porém, a perda de peso não se resume a isso. Mudanças mentais também são necessárias, assim como reparar em questões metabólicas e hormonais.
É preciso fazer com que os hormônios que colaboram com a queima de gordura trabalhem a seu favor, além de bloquear aqueles que promovem ganho de gordura, entre outras estratégias.
Considerando isso, seguem três erros comuns das pessoas que melhoraram o estilo de vida e ainda assim não emagrecem:
Exagerar no saudável
Indivíduos que mudam a rotina e erradicam da dieta refrigerantes, alimentos industrializados e com alta carga de gordura e açúcares se alimentam de maneira mais saudável, porém, podem cair no erro de comer demais refeições com a pegada “natureba”, principalmente as que contém hiperpalatabilidade, ou seja, mais saborosas, como queijo e castanhas. Ainda que façam bem ao organismo, exemplos como esses devem ser consumidos dentro de uma prescrição correta, já que são densos e fornecem uma quantidade calórica razoável ao organismo.
Alimentação no fim de semana
Durante a semana, o ritmo alimentar se mantém bem. Com a chegada do fim de semana, no entanto, muitos não contém a vontade de “chutar o balde” e se sentem no direito de comer por recompensa.
Em vez de realizar uma refeição livre com moderação, a pessoa decide comer tudo o que quer deliberadamente – e, muito provavelmente, irá se frustrar. Já que a semana possui sete dias e dois serão resumidos em alimentos com alta carga de gordura, açúcar e sódio, as consequências poderão até anular todos os resultados obtidos com a boa alimentação de segunda a sexta-feira.
A concepção de “dia do lixo” é mais do que equivocada, por isso, faz-se necessário seguir um planejamento alimentar equilibrado e que possa ser alcançado sem grandes sacrifícios. No início da mudança de estilo de vida, é importante limpar o organismo desse tipo de substância. À medida que a pessoa se adapta, pode haver uma flexibilização para liberar o consumo de forma equilibrada, sem comprometer a composição corporal.
Beliscar alimentos saudáveis a toda hora
Clássico hábito de quem promoveu mudança no estilo de vida, mas de hora em hora gosta de “beliscar” algo. Ainda que sejam alimentos saudáveis, se o indivíduo gosta de comer a todo momento, possivelmente o objetivo não será alcançado.
Tenha organização na rotina alimentar e preze pelos momentos de realizar as refeições, considerando um tempo de intervalo entre uma e outra, para não gerar estímulos de insulina constantes.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica