metropoles.com

Estudo mostra em até quantas calorias a fome aumenta na TPM; descubra

A ciência já constatou mais de 100 sintomas associados a essa síndrome que acomete muitas pessoas que menstruam todos os meses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
mulher cólica TPM menstruação
1 de 1 mulher cólica TPM menstruação - Foto: iStock

Quando o assunto é a temida e recorrente tensão pré-menstrual (TPM), há quem defenda se tratar de um mito, desculpinha ou “corpo mole”. A ciência, por sua vez, já constatou mais de 100 sintomas associados a essa síndrome que acomete muitas pessoas que menstruam todos os meses.

Quem nunca se desesperou por um chocolate no período que atire a primeira pedra. Mais do que a vontade de comer doce, foi comprovado que, nessa fase, há uma tendência a abusar nas calorias, em comparação a outras fases do ciclo.

Um estudo publicado no periódico The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism revelou que a ativação cerebral em resposta a sugestões alimentares varia nas diferentes fases da menstruação, prevendo escolhas mais calóricas.

Os pesquisadores atribuíram esse fato aos hormônios sexuais, já que as regiões cerebrais envolvidas no equilíbrio e respostas hedônicas — que têm a ver com palatabilidade e prazer por recompensa — apresentam receptores sexuais como estrogênio e progesterona, influenciando, assim, no comportamento à mesa.

Devido às alterações hormonais nessa fase, as pessoas se sentem, além de sensíveis, mais estressadas. A comida, então, acaba sendo uma ferramenta rápida e prática de buscar recompensas prazerosas imediatas.

As pesquisas mostraram um aumento médio de 250 calorias na dieta, podendo ultrapassar até 500 calorias, diariamente. Se não houver cuidado com os hábitos alimentares, o ganho de peso é quase certo.

Para solucionar esse problema, existem alguns nutrientes e suplementos que podem colaborar.

Alguns exemplos são:

  • Vitamina B1: auxilia na redução de diversos sintomas relacionados à TPM;
  • Vitamina B6: está associado a melhoras nas alterações de humor;
  • Cálcio: um dos nutrientes mais estudados em relação ao período pré-menstrual, com ótimos resultados. As dosagens variam de 500 a 1200 mg/dia;
  • Curcumina: 100mg de curcumina duas vezes ao dia reduz significativamente os escores médios de humor, sintomas e comportamentos físicos da TPM, segundo estudos;
  • Gengibre: devido a seus efeitos anti-inflamatórios, é excelente para reduzir cólicas;
  • Linhaça: rica em ômega 3, diminui os sintomas prévios da TPM.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?