Estou com retenção de líquido, devo diminuir o carboidrato?
Ajustando a ingestão de fibras e de água, a retenção tende a cessar naturalmente
atualizado
Compartilhar notícia
A retenção de líquido nada mais é do que o acúmulo de fluidos no corpo e que resulta no inchaço corporal. Responsável, muitas vezes, por causar até aumento de peso, ela pode ter diversas causas, como uso de medicamentos, ingestão de bebidas alcoólicas, dieta com bastante açúcar, entre outros.
Na tentativa de diminuir esse efeito, muitos recorrem a estratégias radicais e podem não estar realmente sanando o problema. Uma medida que pode ser considerada equivocada seria restringir o carboidrato.
Mas, onde está o erro? Justamente porque nesse tipo de situação precisamos aumentar a ingestão de fibras, e fibras são carboidratos. Elas agem no organismo como um gel viscoso que retém a água, colaborando, também, para o funcionamento intestinal.
Ajustando a ingestão de fibras e de água, essa retenção tende a cessar naturalmente. A recomendação média diária de consumo de líquidos para uma pessoa saudável é o peso x 35 ml.
Fora uma hidratação adequada, chás com efeito diurético pode ser excelentes aliados. Boas opções são o chá-verde, de cavalinha e o de hibisco. Medicações com efeitos diurético devem ser evitados, pois tendem a resolver o problema apenas momentaneamente.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica