Está sentindo seu corpo mais inchado? Veja as causas e como resolver
Sensação de “peso” no corpo pode ser solucionada com algumas medidas simples
atualizado
Compartilhar notícia
Braços, pernas e rosto inchados tem sido uma reclamação frequente desde que teve início a pandemia do coronavírus. A explicação é simples: neste período, muita gente abusou das refeições no estilo fast food ou exagerou nas bebidas alcoólicas, dois hábitos que causam esse mal-estar. Há, ainda, quem sofra deste problema por causas naturais, mesmo sem “enfiar o pé na jaca”.
Para evitar a retenção hídrica, algumas medidas simples podem ser colocadas em prática e não exigem tanto esforço, apenas um pouco de organização. Uma delas, por exemplo, é regular o sono e fazer atividade física. Cerca de 30 minutos de malhação por dia já é suficiente.
De acordo com a médica nutróloga Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, o assunto é tão comum que, não à toa, a indústria de chás detox deverá faturar cerca de US$ 69,85 bilhões até 2025.
Veja as dicas da expert para minimizar o inchaço:
Cuidado com o peso
De acordo com a especialista, o acúmulo de líquidos pode ser um sinal de doença cardíaca. “Para manter um sistema vascular saudável, é importante manter um peso controlado. Quilos extras colocam mais pressão sobre o coração e reduzem o fluxo sanguíneo em todo o corpo”, ensina a profissional.
Vale lembrar que qualquer plano alimentar deve ser prescrito por um especialista da área.
Divida as refeições em pequenas porções
Em vez de degustar pratos maiores, faça pequenas refeições ao longo do dia. Outra dica é mastigar bem antes de engolir e beber pelo menos dois litros de água diariamente.
“Água de coco e chá-verde também são opções”, complementa.
Reduza o sódio
Cuidado não apenas com o uso descontrolado de temperos ao cozinhar, mas sobretudo com o excesso de delivery e de produtos em conserva. E esqueça refrigerantes e sucos de caixinha, ricos em sódio na composição.
Acalme-se
Priorize a sua saúde mental. “Quando nos sentimos estressados, nossa função intestinal também fica impactada, o que pode levar a inúmeras disfunções intestinais”, diz a médica.