metropoles.com

Engorda? Tem muita proteína? Descubra se o camarão é aliado da dieta

O camarão, quando consumido com ingredientes saudáveis, pode ser um poderoso aliado de quem está em uma dieta de emagrecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Pexels
Na foto, três camarões inteiros fritos em um fundo azul - Metrópoles
1 de 1 Na foto, três camarões inteiros fritos em um fundo azul - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Pexels

Se tem um crustáceo famoso nos países tropicais é o camarão. Embora o consumo seja muito comum no Brasil, há muitas dúvidas se o alimento é bom ou não para saúde e, mais que isso, se pode estar dentro de uma dieta de emagrecimento.

Prato com camarões
Grelhado e sem acompanhamentos gordurosos, ele é um aliado da dieta

Para começar, é preciso ter em mente que os valores nutricionais do camarão mudam conforme as condições de cultivo, a dieta e a forma de armazenamento. Os que são cultivados costumam ter menor teor de ômega 3 em relação aos capturados no mar.

Estando em boas condições, ele pode, sim, ser um bom aliado da saúde e da perda de peso, já que tem um alto teor de proteínas e aminoácidos essenciais. E mais: ainda possui baixa quantidade de gordura. Para melhorar, contém ômega 3 e 6, cálcio, potássio, ferro, sódio, zinco e vitaminas do complexo B.

Camarão na dieta: pode?

No que diz respeito à dieta, quando cozido sem sal, sem casca e óleo, o alimento contém, aproximadamente, 80 calorias em 100 gramas. A forma de preparo irá determinar se o alimento terá grande impacto calórico no consumo diário. Preparado com ingredientes como leite de coco, azeite de dendê ou frito, você obviamente aumentará significativamente as calorias.

Na foto temos um prato retangular com camaroes empanados e um potinho de molho e ao fundo duas cumbucas brancas, uma com salada e outra com frutas
Evite comer o quitute frito ou empanado, por exemplo

Se você ainda não está convencido a colocar o camarão no prato, saiba que ele apresenta uma boa quantidade de proteínas: aproximadamente 17 gramas para cada 100 gramas do alimento, colaborando com a saciedade e o ganho de massa magra.

Além disso, contém antioxidantes e astaxantina, pigmento de cor rosada que ajuda a controlar os níveis do colesterol e alguns tipos de câncer.

Ele também é fonte de iodo, nutriente necessário para o bom funcionamento da tireoide, a glândula que regula alguns hormônios importantes.

Antes, porém, fica o alerta: certifique-se de que você não sofre de alergia a crustáceos. O camarão lidera a posição dos alimentos que mais causam reações desse tipo. Caso a resposta seja positiva, usufrua desse delicioso alimento nas saladas, petiscos, com limão ou especiarias. Sua saúde agradece.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?