Energético engorda? Veja como a bebida atrapalha sua perda de peso
Os energéticos de marcas famosas podem ter as mesmas calorias que um refrigerante
atualizado
Compartilhar notícia
Você é viciado em energético? Para quem não sabe, além de ser estimulante, a bebida tem uma quantidade significativa de açúcar, caso você não opte pela versão sem açúcar ou light. Embora seja à base de cafeína e taurina, a energia que esse item dá vem mesmo é dessa substância.
Para se ter ideia, os energéticos de marcas famosas podem ter as mesmas calorias que um refrigerante, já que também são ricos em sódio. Uma lata de 250ml, por exemplo, apresenta 114 calorias e 27g de açúcares, teor de carboidrato semelhante a um pão francês.
Isso já é mais que suficiente para causar estímulos na insulina, devido ao aumento da glicemia, ou seja, da quantidade de açúcar no sangue.
Sabemos que um aumento da glicemia, em uma alta frequência ao longo do dia, favorece o acúmulo de energia em forma de gordura, por isso, é preciso estar atento ao exagero.
Eventualmente, ele até pode não gerar prejuízos no seu organismo, principalmente se você mantém uma rotina saudável. Porém, cuidado para não se viciar na substância. Além de ofertar boa quantidade de calorias líquidas – que não tem papel de nutrir – ainda contém muitas substâncias químicas e artificiais, que causam prejuízos à saúde.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica