Em flocos, farelo ou farinha: descubra o tipo de aveia certo para sua dieta
Entenda as diferenças entre os subprodutos da aveia e qual é o ideal para você
atualizado
Compartilhar notícia
Famoso ingrediente e aliada do emagrecimento, a aveia oferece um verdadeiro arsenal de possibilidades de consumo e benefícios ao organismo. Rico em ferro, cálcio, vitaminas, proteínas e fibras, é o item certo para quem deseja uma rotina alimentar leve e saudável.
Muita gente, porém, não sabe as diferenças entre farinha, farelo e flocos, sobretudo quando o foco é a dieta.
Tire a dúvida!
Flocos de aveia
São obtidos por meio da prensagem dos grãos integrais e mantêm grande parte de suas propriedades. É o tipo que contém maior quantidade de carboidratos de rápida absorção por porção, contendo, também, boa quantidade de fibras. Além de tudo, é riquíssimo em nutrientes.
Essa opção se torna mais indicada para quem almeja ganho de peso, assim como pessoas desnutridas ou atletas.
Farelo de aveia
É a parte externa e comestível do grão. A diferença entre o flocos e o farelo seria que o farelo passa por um processo de moagem, tornando os flocos menores. Contém menor quantidade de carboidratos e é rica em proteínas e principalmente fibras solúveis, por isso, garante saciedade, uma vez que seu volume pode aumentar em até 30 vezes no estômago.
Associado à fruta, o farelo é ideal para indivíduos que desejam controlar o valor do colesterol, para resistentes à insulina ou diabéticos. A quem quer perder peso, eis aqui a melhor alternativa.
Farinha de aveia
Trata-se da parte interna do grão, com pouca quantidade de fibras em relação aos outros tipos. É rica em carboidratos e contém menos nutrientes. É o mais calórico entre as opções mas, apesar disso, apresenta-se como uma boa alternativa para crianças, podendo ser adicionado a papinhas ou sucos.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica