É melhor comer proteína antes ou depois do treino para ganhar massa?
Não adianta ingerir whey protein assim que finalizar a atividade física e deixar de fazer uma boa ingestão nas outras refeições
atualizado
Compartilhar notícia
Para quem está se dedicando à rotina de treinos, especialmente a musculação, automaticamente vem, também, a necessidade de ajustar a quantidade de proteína ingerida ao longo do dia para otimização dos resultados. Dentro das academias, é comum encontrar indivíduos ingerindo suplementos proteicos assim que finaliza o treino. Mas, afinal, qual seria o melhor momento para ingestão desse nutriente?
Antes de saber a resposta, tenha em mente que o primeiro elemento básico do ganho de massa magra é priorizar a ingestão proteica total ao longo do dia. Ou seja: não adianta ingerir whey protein assim que finalizar a atividade física e deixar de fazer uma boa ingestão nas outras refeições. Dessa forma, você não terá substratos para síntese de massa magra.
Uma ingestão de proteínas ajustada, entre 1,6 a 2g para cada quilo de peso corporal, já é um bom caminho a começar, se você for uma pessoa saudável.
Segundo, é necessário priorizar um bom fracionamento dessa proteína nas refeições ao longo do dia. Logo, se a sua necessidade é de 140g, supondo que você tenha 70kg, o ideal seria fracionar essa quantidade entre quatro a cinco refeições, associando a carboidratos para melhor absorção.
O fracionamento das proteínas irá auxiliar — e muito! — a manter a saciedade. Tanto faz se você ingere proteínas antes ou depois do treino, contanto que você siga essas orientações. Mesmo duas horas ou mais após o treino, seu corpo terá uma boa janela de absorção dessa substância.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica