É bomba? Dá barriga? Confira os mitos e verdade sobre o whey protein
Tire as principais dúvidas sobre o suplemento, que está em alta no mercado
atualizado
Compartilhar notícia
Muito se fala sobre o whey protein, mas será que o suplemento é realmente milagroso como se imagina? Confira, aqui, os principais mitos e verdades sobre esse produto em ascensão no mercado.
1. Whey aumenta os ganhos de músculos
Mito. O whey apenas irá auxiliar a suprir as demandas de proteínas do dia de forma mais prática. Comer proteínas, em quantidades adequadas, e, principalmente, fazer musculação, é o que de fato ajuda na construção muscular. Se você consumir whey ou outras fontes de proteína, mas não praticar exercícios de musculação, de nada irá adiantar.
2. Pode tomar em qualquer horário do dia
Verdade. Não existe um horário melhor ou pior para o consumo. Isso vai depender do gosto e das individualidades de cada um.
3. É melhor para usar no pós-treino
Mito. Quando se trata de ganhar massa magra, o horário pouco importa. O principal é realizar treinos de musculação de qualidade e consumir proteínas em quantidades adequadas, algo que varia de indivíduo para indivíduo. O ideal é fazer, aproximadamente, quatro refeições ao longo do dia.
4. É anabolizante, ou bomba
Mito. Ele é qualificado como um suplemento alimentar, ou seja, serve para complementar a sua alimentação.
5. Se tomar sem treinar, dá barriga
Mito. Não é necessário tomar whey apenas nos dias de treinamento. Até quem não treina pode tomar sem nenhum problema.
6. É uma boa fonte de proteínas
Verdade. É uma opção muito viável e fácil para ingestão de proteínas.
7. Todo mundo pode tomar
Depende. Até mesmo crianças podem ingerir whey protein. Obviamente, a maioria delas não terá necessidade dessa ingestão, mas não há problemas se consumirem. Só quem não pode consumir com segurança são aqueles que sofrem de doenças renais crônicas, Tirando esses, o seu consumo não apresenta malefícios.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica