Diminui a pressão e emagrece: veja motivos para comer chocolate amargo
A ingestão duas vezes por semana já é suficiente para reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares, inclusive o infarto
atualizado
Compartilhar notícia
Você é daqueles que não recusa um chocolate? Então, saiba que ele pode ser amigo da sua dieta, e em diversas situações.
Se você se alimenta de forma saudável e preza pela qualidade das refeições, acrescentar um chocolate amargo, diariamente, pode impactar positivamente seu organismo.
Não existe uma norma ou legislação que defina os critérios para o doce ser considerado amargo, mas o ideal é que ele tenha pelo menos 70% de cacau, substância com alto poder antioxidante.
Além disso, o quitute também tem bastante quantidade de catequinas – substância benéfica para saúde, presente no chá-verde e em diversos minerais, como cobre, zinco, ferro e magnésio.
Estudos científicos também corroboram que a ingestão desse alimento duas vezes por semana já é suficiente para reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares, inclusive o infarto.
Pelo alto teor de antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias, pode auxiliar no tratamento da hipertensão, aumentar os níveis do colesterol bom (HDL) e reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL).
Para melhorar, o chocolate amargo é um dos alimentos com maior teor de antioxidantes, superando o açaí e o mirtilo, por exemplo. Sem contar que ainda confere sensação de saciedade. E você, já consumiu seu chocolate?
Ver essa foto no Instagram
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica