Diminui a pressão e a glicemia: veja como o cacau faz bem para a saúde
O consumo regular apresenta diversas vantagens, como melhora do fluxo sanguíneo, do perfil de colesterol e da glicemia
atualizado
Compartilhar notícia
O cacau não apenas é ingrediente usado para fabricar chocolate, alimento em alta por conta deste domingo de Páscoa, como também é um dos alimentos mais ricos em compostos bioativos do mundo. Nele, é possível encontrar uma abundante quantidade de polifenóis, conhecido como flavonóides, que tem potente ação antioxidante e anti-inflamatória.
Quando entendemos os maravilhosos benefícios desse fruto, podemos perceber que menosprezamos os milagres promovidos por ele, extremamente benéficos para o corpo.
O consumo regular apresenta diversas vantagens, como melhora do fluxo sanguíneo, do perfil de colesterol e da glicemia; e redução de inflamações e da pressão arterial.
Devido a esses efeitos, boa parte atribuídos ao teor de flavonóis, o cacau pode adicionar alguns anos de vida, aumentando a sua longevidade.
Um estudo científico publicado em 2016 concluiu que a ingestão dessa substância trouxe impacto positivo em marcadores relacionados à saúde cardiovascular, como sensibilidade à insulina e perfil lipídico. Nesse caso, as quantidades administradas variaram entre 116 até 2.210 miligramas por dia, ofertados por meio do chocolate.
Lembrando que quando associamos os benefícios do chocolate pela presença do cacau, devemos optar pelos do tipo artesanal, com maior teor do ingrediente, ao contrário dos industrializados, ricos em açúcares e gordura hidrogenada.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica