metropoles.com

Dieta com feijão, nozes e grãos integrais aumenta a vida em 10 anos

Estudos recentes apontam benefícios promissores em manter esses alimentos na dieta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DircinhaSW/Getty
Em dez anos, brasileiro reduz consumo de arroz e feijão, diz IBGE
1 de 1 Em dez anos, brasileiro reduz consumo de arroz e feijão, diz IBGE - Foto: DircinhaSW/Getty

Uma alimentação baseada em vegetais ou no estilo mediterrâneo pode aumentar o tempo de vida em até 10 anos, sugere um estudo publicado este mês na revista PLOS Medicine.

Para chegar a esses dados, pesquisadores da Universidade de Bergen, na Noruega, criaram uma ferramenta on-line conhecida como Food4Healthylife para calcular a expectativa de vida com base em hábitos alimentares.

O objetivo era usar evidências sobre os efeitos de vários grupos de alimentos na saúde e aplicá-las para mostrar como a mudança na alimentação pode afetar a longevidade. Segundo os especialistas, a meta não era fazer previsões individuais, mas sim focar na saúde de toda a população com base em suposições atuais.

A equipe descobriu que a simples ingestão de uma maior quantidade de plantas e menor ingestão de alimentos processados e industrializados pode adicionar uma década à expectativa de vida, comparando a uma dieta americana com alta ingestão de açúcar, grãos refinados e carnes processadas.

A dieta apresentada pelo estudo é semelhante ao padrão mediterrâneo. Os benefícios não se resumem apenas no aumento da expectativa de vida. As melhorias na dieta também foram associadas ao bom humor, controle de peso e redução nos riscos de doenças crônicas.

As alterações mais relevantes na saúde estavam ligadas à ingestão de feijão, grãos integrais e nozes. O feijão levou o título de melhor alimento para elevar a expectativa de vida.

Dieta rica em ômega 3 reduz risco de Alzheimer, câncer e artrite reumatoide

Frutas e vegetais também foram associados aos benefícios, como porções com peixes gordurosos, a exemplo de salmão, sardinha e bacalhau.

Coma vegetais!

Os vegetais são ricos em fibras, nutriente essencial para saúde digestiva, cardíaca e para controle glicêmico. Nozes e peixes ficam responsáveis por fornecer ômega-3, que pode ajudar a controlar a inflamação e reduzir a pressão arterial.

Carnes processadas, grãos refinados, pão branco e açúcares, por sua vez, estavam ligados a uma expectativa de vida inferior.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?