Descubra uma forma de dimunuir o impacto do pão na glicemia
Uma técnica eficiente para reduzir o impacto do pão na glicemia é mais simples do que você imagina
atualizado
Compartilhar notícia
O pão é um dos alimentos primitivos na existência humana, e, mesmo assim, ainda esta em meio a várias polêmicas no mundo das dietas.
Um alimento universal, que, tem como único problema, a necessidade de autocontrole – não pode comer demais. Tendo isso em mente, vale se perguntar: existe alguma forma de consumir o pão sem disparar o famoso açúcar sanguíneo? Para nossa sorte, a resposta é sim!
É muito difundida a ideia que o pão branco tem alto índice glicêmico, ou seja, que ele tem potencial de elevar rapidamente o açúcar no sangue, mas algumas estratégias podem ajudar a mudar isso.
Uma forma muito conhecida de diminuir o índice glicêmico de um alimento e ainda fazer com que ele forneça maior sensação de saciedade é adicionar fibras, proteína ou uma gordura de boa qualidade.
Essas estratégias, além de diminuírem o impacto do açúcar do pão na corrente sanguínea, também deixam a pessoa saciada por mais tempo. Além disso, a medida agrega maior valor nutricional ao alimento.
Para ir além, outra técnica que pode impactar bastante no valor glicêmico do seu pãozinho é pegar o alimento e colocar no congelador – de preferência em temperatura mais baixa possível. Com esse processo, inicia-se a formação do amido resistente, com uma diminuição de aproximadamente 15% menos impacto na glicemia.
Se após congelado, você esquentar o pão, fazendo uma torrada dele, consegue-se reduzir mais 25% do efeito dele na glicemia. Melhor que isso? Adicione uma proteína de boa qualidade e seja feliz sem culpa.