Descubra três suplementos essenciais depois dos 40 anos
Colágeno e ômega 3 são dois exemplos de suplementos fundamentais para quem passou da faixa dos quarenta anos; saiba o motivo
atualizado
Compartilhar notícia
Se você chegou na faixa dos 40 anos, existem suplementos que podem aumentar a qualidade de vida, preservar a saúde, ajudar na aparência e ainda aumentar a disposição.
Confira três deles:
Colágeno
Depois dos 30 anos, o organismo reduz a produção dessa proteína, que colabora com a firmeza da pele e mantém a saúde muscular, dos tendões e das articulações.
A dica na hora de adquirir o produto é optar por um que tenha silício orgânico associado. O mineral silício, além de ajudar na produção de elastina, potencializa o colágeno.
Ômega-3
Essa gordura “do bem” precisa ser ingerida diariamente, uma vez que não é produzida pelo organismo. O ômega 3 está presente em alimentos como peixes e grãos (a exemplo de linhaça, chia e castanhas).
Após os 40 anos, a importância da ingestão se mostra relevante, já que ele ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, possui efeito antioxidante e ajuda a reduzir a inflamação do organismo. A substância também retarda o envelhecimento precoce.
Creatina
Um dos suplementos mais estudados atualmente, a creatina é um tipo de aminoácido naturalmente presente no organismo, nas estruturas musculares. Além de fornecer mais energia, principalmente muscular, a creatina melhora e preserva a qualidade da musculatura. Também impacta positivamente na capacidade cognitiva e no controle da glicemia.
A partir dos 40 anos, com início da queda hormonal, alguns indivíduos tendem a perder massa muscular com mais facilidade, por isso, suplementar a substância pode ser uma forma de preservar esse tecido.
Ela está presente naturalmente em proteínas animais, como carnes vermelhas, e ainda em ovos e leite. O suplemento, por sua vez, é feito de forma industrial, não tendo resquício de origem animal.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica