Descubra se ingerir colágeno faz efeito e vale o seu investimento
À medida que envelhecemos, a capacidade de produzir colágeno cai. É justamente por isso que a cútis fica mais flácida e as rugas aparecem
atualizado
Compartilhar notícia
Um assunto que causa bastante polêmica no mundo da nutrição (e da beauté) é sobre a suplementação com colágeno. Enquanto alguns profissionais defendem o uso, outros alegam não surtir efeito. Antes, é preciso entender um pouco sobre o funcionamento dessa substância.
Ela nada mais é que uma proteína produzida naturalmente pelo organismo; e se encontra majoritariamente na pele, mas também está presente em tendões, cartilagens, articulações, músculos, ossos e tecido conjuntivo.
À medida que envelhecemos, nossa capacidade de produzir colágeno cai. É justamente por isso que a cútis fica mais flácida e as rugas aparecem.
Em um primeiro momento, parece fazer sentido suplementar a substância para repor a perda e deixar a pele com aspecto mais jovem, correto? Na teoria, sim. Na prática, no entanto, a história é outra.
Ao ingerir colágeno, nada garante que iremos “formar” a proteína em nosso organismo. Isso se dá devido ao modo como metabolizamos esse tipo de macronutriente.
Como todas as outras proteínas, o colágeno é composto por conjuntos de aminoácidos. O organismo não realiza uma identificação nesses aminoácidos, mostrando-os que devem produzir mais colágeno. Uma vez absorvidos, os aminoácidos podem ser utilizados para fabricar qualquer proteína que o corpo necessite.
Existem diversos estudos comprovando que a suplementação do colágeno pode melhorar parâmetros como elasticidade, hidratação da pele e rugas, mas esses efeitos também podem ser atribuídos a uma maior ingestão de qualquer outra proteína, não necessariamente essa substância, famosa em cremes e produtos de beleza.
Ou seja: se você preferir, dá para aumentar apenas a ingestão de proteínas na dieta, seja por meio do ovo ou de outro ingrediente. Eles influenciam diretamente na saúde da derme.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica