Descubra se é eficiente substituir o jantar por sopa para emagrecer
Antes de fazer mudanças no que come no período noturno, é preciso ter em mente que a questão é mais complexa que uma simples refeição
atualizado
Compartilhar notícia
A temperatura caiu e o desejo por alimentos quentes tende a aumentar. Para favorecer o emagrecimento, há quem levante a placa de que “sopa é janta”. Afinal, fazer essa substituição pode realmente ajudar a perder peso?
A resposta não é tão simples assim. Antes de fazer mudanças no que come no período noturno (ou em outras horas do dia), é preciso ter em mente que a questão é mais complexa que uma simples refeição.
De fato, as horas que antecedem o sono não são as mais adequadas para realizar grandes refeições, podendo, sim, intervir na qualidade do descanso e na balança. Entretanto, deixar o jantar de lado após ter exagerado nas demais refeições certamente não resolverá o problema.
A sugestão para potencializar a perda de peso é ingerir menos calorias, ao mesmo tempo em que aumenta o gasto calórico. Para a conta fechar, a dica é focar em alimentos ricos em fibras, que promovem saciedade e controle glicêmico.
Além disso, se optar por tomar aquela sopinha ou caldo ao final do dia, invista naqueles com ingredientes mais leves, ao invés dos ricos em itens calóricos, como creme de leite, maisena, queijos gordos ou torradas.
Para a alternativa da sopa ser eficiente, é necessário que também cumpra os critérios de uma refeição equilibrada e que não gere picos glicêmicos. Por fim, adicione proteínas magras, como filé de frango desfiado, carne moída de patinho ou proteínas vegetais, se você for vegetariano.
Quanto aos legumes, use e abuse!
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica