Descubra a melhor hora para jantar se você quer emagrecer
O horário de cada refeição influencia em como seu organismo aproveita os nutrientes necessários
atualizado
Compartilhar notícia
Por muito tempo, acreditou-se que ingerir carboidratos à noite engordava. Não que isso seja verdade, já que existem alimentos saudáveis e de baixa calorias, como frutas, vegetais, legumes e cereais integrais, dentro do grupo de carboidratos. Porém, concentrar uma maior ingestão calórica nesse período pode, sim, comprometer o emagrecimento.
Uma nova linha de pesquisa dentro da ciência da nutrição, conhecida como crononutrição, vem estudando como o organismo responde à alimentação em diferentes horas do dia. Esse estudo se baseia no ciclo circadiano, ou seja, no ciclo de 24 horas do dia, ditados por sol e lua.
As pesquisas vêm revelando que concentrar uma ingestão calórica maior no período noturno compromete a perda de uns quilinhos pois, nesse momento, o corpo está se preparando para descansar, logo, o funcionamento do trato gastrointestinal fica mais lento, com a qualidade da digestão podendo ser afetada.
Além disso, o nosso organismo tem um mecanism0 chamado resposta glicêmica, o tempo em que o alimento se transforma em açúcar.
Apesar de serem necessários mais estudos para concluir essas questões, concentrar a alimentação à noite está longe de ser um hábito saudável, havendo a possibilidade de lentificar o funcionamento do organismo.
Essa informação se mostra ainda mais importante para os adeptos da estratégia do jejum intermitente. De nada adianta privar a alimentação ao longo do dia e compensar as calorias à noite. Por isso, independentemente da estratégia que adotar visando emagrecer, considere ajustar o horário da sua última refeição à fim de preservar, também, a sua saúde.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica