metropoles.com

Crononutrição: entenda o que (e quando) comer para emagrecer sem neura

Definir o momento certo do dia para cada tipo de alimento pode resultar em uma melhor produção hormonal e prevenir a obesidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
crononutrição
1 de 1 crononutrição - Foto: iStock

Estudos indicam que entender o corpo é a melhor forma de alcançar uma saúde plena e um funcionamento equilibrado do organismo. Nesse sentido, uma nova forma de ver a alimentação tem ganhado força e adeptos. A crononutrição alinha áreas de conhecimento da cronologia e da nutrição, e indica qual o melhor horário para cada tipo de refeição. Além disso, mostra como essa sincronização otimiza a produção hormonal, evita a obesidade e auxilia quem está na busca pelo emagrecimento.

Durante as 24 horas do dia, o corpo humano passa por oscilações biológicas que realizam as funções dos processos metabólicos e fisiológicos. Esses, por sua vez, são controlados pelo relógio circadiano, que trabalha de acordo com as informações que recebe ao longo do dia e da noite.

4 imagens
Crononutrição pode ajudar a emagrecer e evitar a obesidade
Para isso, basta entender o momento ideal de ingerir certos alimentos
Método é alinhado ao relógio biológico
1 de 4

Saiba o que é melhor comer em cada momento do dia

Arte/Metrópoles
2 de 4

Crononutrição pode ajudar a emagrecer e evitar a obesidade

Arte/Metrópoles
3 de 4

Para isso, basta entender o momento ideal de ingerir certos alimentos

Arte/Metrópoles
4 de 4

Método é alinhado ao relógio biológico

Arte/Metrópoles

Esse ritmo circadiano foi desenvolvido após anos de rotina dos nossos ancestrais que, durante o dia, iam caçar e se alimentar e, à noite, descansar e recompor suas energias. Esse foi a forma a qual o corpo se adaptou e ainda trabalha: dia mais ativo, noite mais tranquila.

“Atualmente, a rotina bagunçou o relógio biológico. Temos menos tempo para tomar café da manhã. Usamos smartphone, computador e televisão durante à noite. Tudo isso atrapalha o relógio biológico”, explica a nutricionista esportiva Priscila Rodrigues.

Cronodisrupção

Esse é nome dado quando ocorre a interrupção dos processos naturais do corpo. Quando há essa quebra do ritmo, alguns índices são alterados, como o sono, a fome, e o metabolismo de glicose e gordura.

Pesquisas indicam que a falta de um padrão regular nos horários das refeições favorece a obesidade e o risco cardiovascular. Um artigo publicado na Nutrition and Diabetes indicou que o momento em que sentamos à mesa para comer tem um efeito importante na diabetes do tipo 2.

A crononutrição pode ajudar a evitar a obesidade
Refeições e horários

De acordo com a nutricionista, um dos grandes erros é pular o café da manhã.  “Quando comemos pela manhã, essa refeição ativa alguns genes que funcionam como reloginhos no corpo e informam que o dia começou”, alerta. Além disso, é no período da manhã que há uma redução da leptina e aumento do cortisol, o hormônio do estresse.  “Devido à essa produção hormonal, é importante que a primeira refeição do dia tenha carboidrato, proteína e fibras. Evite alimentos muito gordurosos”, indica a nutricionista.

” Muitos estudos mostram que pular o café da manhã aumenta em 2,5 vezes o ganho de peso”, pontua a especialista. “Nosso corpo precisa de padrões, ter horários é muito importante para os genes”, explica Priscila.

Ao longo do dia, quando o corpo consegue processar melhor alguns alimentos, a alimentação se torna um pouco mais “livre”. Então, o consumo de carboidratos e gorduras vegetais e naturais pode ser levado em consideração. Nesse intervalo maior, que dura entre 11h e 17h, o corpo também precisa de energia para prosseguir com as tarefas necessárias. Essa rotina, porém, muda à noite.

Entenda qual a melhor refeição para cada tipo de alimento

Ao final do dia, a indicação de Rodrigues é dar uma “desligada” na rotina. Fique longe do celular, da TV e do computador. Refeições muito pesadas também devem ser evitadas para não atrapalhar a produção do hormônio do crescimento e da melatonina, que ajuda no sono.

“De preferência, tenha um horário limite para jantar. Tente comer até às 20h, por exemplo. A exceção é se você fizer atividade física no período noturno. Nesse caso, o seu corpo precisa de nutrientes. O horário pode ser prolongado”, esclarece Rodrigues.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?