metropoles.com

Conheça uma dieta que reduz a pressão sanguínea e ajuda a perder peso

O plano alimentar incentiva seus seguidores a escolherem fontes de alimentos saudáveis que controlam a pressão arterial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Salmão
1 de 1 Salmão - Foto: Getty Images

Pensada especialmente para diminuir a pressão sanguínea e acidentes cardiovasculares, a dieta DASH foi desenvolvida na década de 1990 e tem uma alta quantidade de frutas e vegetais entre suas bases. Na essência, essa rotina alimentar foca em alimentos como grãos integrais, vegetais, frutas, produtos lácteos desnatados, carnes magras (tal como aves e peixes), nozes, sementes e leguminosas.

Nela, não existem alimentos proibidos, contudo, a ênfase é em escolhas saudáveis, pobres em gorduras e ricos em fibras. A dieta DASH fornece uma recomendação de quantidade de porções diárias e semanais dos alimentos descritos, mas essas diretrizes flexíveis a fazem mais sustentável e sem restrições, permitindo que cada indivíduo escolha seu próprio plano de refeições. Geralmente, são 6-8 porções de grãos, 2-3 porções de laticínios, 4-5 porções de legumes, 4-5 porções de frutas e 2 porções de proteína magra.

7 imagens
1 de 7

Ilustração: Yanka Romão
2 de 7

Ilustração: Yanka Romão
3 de 7

Ilustração: Yanka Romão
4 de 7

Ilustração: Yanka Romão
5 de 7

Ilustração: Yanka Romão
6 de 7

Ilustração: Yanka Romão
7 de 7

Ilustração: Yanka Romão

O plano alimentar incentiva seus seguidores a escolherem fontes de alimentos saudáveis que controlam a pressão. Em contraste, as limitações são de carne vermelha, sal e doces e alimentos com açúcar adicionado.

Excesso de sal compromete a saúde

A ingestão excessiva de sal é um agravante para aumento da pressão arterial, por isso, o monitoramento se mostra fundamental.

Um estudo de 2017 publicado no Jornal Americano da Faculdade de Cardiologia examinou 412 participantes com pré-hipertensão estágio um e foi concluído que consumir menos sal tinha ligação direta com pressão arterial mais baixa.

Nesse estudo, os participantes que seguiram a dieta DASH e reduziram sua ingestão de sódio diária para 1.150 mg, durante 30 dias, tiveram uma redução de pressão arterial maior do que os participantes que faziam uma dieta americana tradicional.

Além disso, quanto maior a pressão do indivíduo no início dos estudos, maior a melhora observada ao seguir uma dieta DASH, com baixo teor de sódio.

Apesar da dieta apresentar benefícios para controle da pressão arterial, ela também se mostra efetiva na manutenção do peso e pode ser seguida por qualquer um que deseja melhorar parâmetros de saúde. Adequando o cardápio para alimentos saudáveis, o emagrecimento se torna uma consequência. Lembrando que, quando se trata de emagrecimento, a adequação das quantidades se mostra primordial nas refeições.

E mais: um estudo de 2016 ainda demonstrou que a dieta DASH era mais efetiva para perda de peso em comparação a dietas restritivas tradicionais.

Ela ainda pode ser uma boa estratégia para educar os indivíduos a alcançarem uma rotina alimentar saudável, com ingredientes fontes saudáveis, ricos em fibras e pobres em itens processados.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?