Conheça uma dieta que ajuda a emagrecer sem abrir mão de doces
Regra 80/20 permite maior flexibilidade na alimentação
atualizado
Compartilhar notícia
Muitas pessoas se afastam de uma alimentação saudável por medo de precisar abrir mão de alguns quitutes que gostam, como doces e guloseimas em geral. Para a educadora física e especialista em emagrecimento Denise Austin, a melhor forma de contornar esse problema é aderir à regra 80/20.
A quem nunca ouviu falar a respeito, trata-se de um protocolo no qual você come “bem” durante 80% do tempo, investindo em proteínas e vegetais. Nos 20% restantes, está liberado beliscar um brigadeiro ou uma taça de sorvete.
Segundo a americana, essa é a melhor forma de manter o regime a longo prazo. “Eu amo comida e acredito em se divertir”, disse, em entrevista ao site Insider.
De acordo com Denise, para chegar lá, é preciso colocar muita proteína nos momentos de maior cuidado com a alimentação. São elas que o ajudarão a se manter saciado por mais tempo. Vale pensar em carnes magras, como peito de frango e suíno, ou mesmo queijos leves, a exemplo da ricota. Complemente com frutas e legumes, importantes para a digestão e para o bom funcionamento do intestino.
Ver essa foto no Instagram
Faça uma espécie de “reserva”, no restante do tempo, para o que você ama e não vive sem, seja uma sobremesa, seja um drinque ao final do dia. “Sempre acreditei no equilíbrio, gosto de um pouco de tudo”, afirmou. “Tentei de tudo porque esse é meu sustento e o que amo, então, realmente quero saber o que funciona”, completou a expert, uma referência no segmento fitness.
Se for investir em carboidratos, prefira aqueles com baixo índice glicêmico. E lembre-se de buscar, sempre, a forma mais natural possível dos ingredientes, de preferência fugindo de processados.
Para ela, manter uma dieta equilibrada e flexível é muito mais vantajoso do que fazer um regime restritivo e, no futuro, deixar de segui-lo.