Conheça o mel de manuka, que promete ser o mais poderoso do mundo
Pesquisas mostram que o ingrediente pode tratar desde irritações na pele a problemas intestinais
atualizado
Compartilhar notícia
O uso do mel de abelhas como remédio já é popular, seja para aliviar a dor de garganta ou diminuir os efeitos do resfriado. Mas um tipo em especial promete ser o mais poderoso do mundo: o mel de manuka. Originado na Nova Zelândia, o produto tem sido usado para tratar desde feridas externas até problemas intestinais.
As pesquisas sobre os benefícios do mel de manuka começaram com o professor Peter Molan, da Universidade de Waikato, Nova Zelândia. Em 1981, ele identificou que o ingrediente tinha uma estável e poderosa atividade de peróxido de hidrogênio – substância com efeitos antibacterianos. Através do estudo, ele fundou um centro de pesquisa especializado em mel na universidade.
Através do trabalho de outros pesquisadores, propriedades antimicrobianas, antioxidantes, antivirais, antissépticas, anti-inflamatórias e antifúngicas foram descobertas. O mel tem sido usado para tratar úlceras, dores de garganta, refluxo, problemas com fungos, acnes, queimaduras, micoses e outras inflamações.
Mas nem todo o mel dessa flor possui essas propriedades. Para garantir um melhor resultado, é necessário ficar atento ao Unique Manuka Factor (UFM). Quanto maior o número do UFM, mais puro e eficiente é o produto.
Hoje, o mel de manuka pode ser encontrado em lojas virtuais. O valor depende do grau de UFM e da quantidade. Os preços variam de R$ 70 a R$ 390.