Conheça duas frutas baratinhas que podem te ajudar a emagrecer
Um composto bioativo presente no limão e na laranja é capaz de ajudar na perda de gordura — e impactar positivamente o emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), da Universidade de São Paulo (USP), trouxe informações relevantes sobre o consumo de duas frutinhas: limão e laranja.
De acordo com os pesquisadores, existe um composto bioativo presente nesses dois alimentos, chamado limoneno, que pode ajudar na perda de peso e turbinar o processo de emagrecimento.
Para chegar a essa conclusão, a equipe, coordenada pelo professor Jarlei Flamoncini, aumentou a quantidade de gordura na ração de camundongos durante seis semanas.
Uma parte das cobaias teve a adição de limoneno na dieta. Ao final, os que menos ganharam peso foram aqueles que ingeriram o composto.
Além de colaborar com o controle do peso, o limoneno também tem ação antimicrobiana, antitumoral, antioxidante e cicatrizante, entre outras.
Por que ocorre a perda de peso?
Uma das hipóteses seria pela ação benéfica no intestino, que pode modular a microbiota da região. Em excesso, porém, o efeito é reverso, e é possível que a substância elimine bactérias benéficas da microbiota, reduzindo os efeitos positivos associados à redução do ganho de peso.
Para José Fernando Alvarenga, do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), a pesquisa reforça a importância do consumo de frutas, inclusive as cítricas, fontes de antioxidante.
Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de 400 gramas diárias de frutas e verduras por dia.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica