metropoles.com

Conheça a maca peruana e seus benefícios para saúde, sexo e bem-estar

Entre os benefícios da planta, estão aumento de libido, fertilidade e concentração, controle do estresse e muito mais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
maca root powder – a measuring tablespoon and pile on wooden surface
1 de 1 maca root powder – a measuring tablespoon and pile on wooden surface - Foto: iStock

Originária da Cordilheira dos Andes, no Peru, a raiz da naca peruana (como é conhecida no Brasil) não é novidade. Seus inúmeros benefícios são conhecidos e explorados desde antes do Império Inca. A planta cresce em altitudes muito elevadas e nas montanhas geladas.

O povo andino sempre teve conhecimento do alto valor nutricional e do poder afrodisíaco da maca. O seu consumo aumenta a vitalidade e a fertilidade em ambos os sexos.

De acordo com uma lenda local, um imperador exigiu que os soldados ingerissem a raiz regularmente para aumentar sua energia na hora do combate. O plano deu mais ou menos certo. Os guerreiros realmente venceram mais batalhas, mas, por outro lado, o apetite sexual dos homens também ficou energizado. Histórias como essa são contadas a torto e a direito, e a maca ficou conhecida como “o Viagra dos Incas”.

“Apesar de ser muito utilizada como afrodisíaca, a maca não aumenta os hormônios testosterona e estrogênio. Entretanto, estudos já evidenciaram que homens suplementados com maca peruana tiveram um incremento na produção de esperma, na contagem de espermatozoides e na motilidade espermática. Já nas mulheres, ocorre uma redução da mortalidade dos embriões”, explica a nutricionista Cainara Lins Draeger.

E não para por aí. De acordo com a especialista, estudos destacam como a suplementação com a maca promove uma percepção de aumento da libido, mas sem interferência nos hormônios sexuais. Também há indícios do poder de auxiliar na redução do estresse e controle da ansiedade. A raiz teria ação sobre o hipotálamo e as glândulas suprarrenais, resultando nesses efeitos estimulantes.

iStock
Maca peruana em versão triturada e em pó

 

Bem-estar e saúde

Reprodução/ Internet
A raiz da maca peruana pode ser encontrada em três cores: vermelha, preta e amarela

Não é só a vida sexual que melhora. Cainara esclarece outros prós da maca: “Possui vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, fibras e fitonutrientes, como o macamindes, macaina e os glicosinolatos [substâncias encontradas nas brássicas, como couve, repolho, brócolis]”.

É uma raiz com importante efeito antioxidante e desintoxicante, dificultando a formação de radicais livres, moléculas contribuintes para diversos problemas, como Alzheimer, doenças cardíacas e até câncer. Um estudo realizado no Peru, com pessoas de 40 a 75 anos, associou o consumo do vegetal ao envelhecimento mais saudável.

iStock
As raízes só podem ser encontradas em sua forma original no Peru

Draeger fala que a raiz também é rica em vitaminas do complexo B e pode ser utilizada para reduzir a fadiga, aumentar a concentração, melhorar a saúde óssea e promover proteção cerebral em pessoas saudáveis.

De acordo com a especialista, por ser um produto natural, a maca peruana não possui contraindicações. No entanto, gestantes e lactantes devem evitar, pois a segurança do uso ainda não é garantida.

Como consumir

iStock
No Brasil, consumidores também podem encontrar a versão em cápsula da raiz peruana

No Peru é possível encontrar a raiz em sua forma natural. Mas, como o vegetal, deve ser processado no país de origem. No Brasil, só existe a versão em pó ou cápsulas.

O pó pode ser misturado em bebidas como sucos, vitaminas, iogurtes e frutas, ou para enriquecer preparações como bolos, biscoitos, sopas e caldos.

Cainara aponta que a quantidade ingerida deve ser individualizada e o profissional de saúde poderá fazer a dosagem correta para seu paciente.

Onde encontrar

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?