Confira uma substância que controla o açúcar e o colesterol no sangue
A berberina ainda pode ajudar a reduzir o colesterol ruim
atualizado
Compartilhar notícia
Extraída de várias plantas comuns na medicina tradicional chinesa, a berberina é usada, principalmente, para reduzir a resistência à insulina, sintoma típico de quem sofre de doenças como diabetes do tipo 2. Além disso, ela ficou famosa por melhorar marcadores importantes para o organismo, a exemplo da glicose em jejum e hemoglobina glicada.
Como se não bastasse, a berberina também diminui a inflamação no organismo, por meio da redução da sinalização de citocinas inflamatórias. As pesquisas em humanos e animais sugeriram que esse fitoterápico natural pode ser tão eficaz quanto medicamentos no controle da diabetes.
Outras evidências sugerem que ele pode, ainda, reduzir o colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim, e ainda gerar um pequeno aumento no colesterol HDL.
Para usufruir dos benefícios, primeiramente é necessário passar por uma avaliação médica e acompanhamento nutricional.
Geralmente, a substância é ingerida antes ou imediatamente após as refeições, quando há um aumento da glicose no sangue e dos lipídios associados à alimentação.
Lembrando que há um número razoável de pesquisas sugerindo as vantagens do consumo do fitoterápico, mas ele não é uma unanimidade em produtos farmacêuticos, bem como ainda não se sabe, de maneira totalmente efetiva, os seus efeitos a longo prazo.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica