Como usar corretamente a combinação de banana com aveia para emagrecer
A dupla é conhecida de quem visa emagrecer, mas precisa ser ingerida com estratégia para turbinar a perda de peso
atualizado
Compartilhar notícia
Se há um fato indiscutível na nutrição é sobre as vantagens de ingerir frutas. Além do alto teor de nutrientes, elas contêm fibras, o que ajuda a dar saciedade. Entretanto, há alguns mitos quando falamos desse grupo de alimentos, como a crença de que engordam, o que não é verdade.
É preciso ter em mente que, sim, algumas frutas têm mais calorias que outras. Enquanto 100g de morango conta com aproximadamente 33 calorias, uma unidade de banana chega a 90 calorias.
A última fruta, aliás, é uma antiga conhecida do mundo fit, sobretudo quando é associada à aveia. A dupla pode ser favorável em dietas de emagrecimento.
Além dos nutrientes da banana, como fibras, potássio e antioxidantes, a aveia irá ajudar a controlar a glicemia sanguínea, já que tem antioxidantes.
Há quem pense que a combinação é muito calórica, mas uma unidade de banana com uma colher de sopa de aveia tem apenas 100 calorias.
A dica é saber combinar e não exagerar, já que certos alimentos, mesmo saudáveis, oferecem calorias.
Ponderar as fontes de carboidratos pode colaborar para não extravasar nas quantidades de calorias. Um exemplo: ao consumir banana com a aveia, evite adicionar mais fontes de carboidratos em excesso, como granola, sucos, tapioca e pão.
Consumir a combinação nos lanches intermediários ou no café da manhã pode ser uma excelente pedida, colaborando para que você se sinta saciado ao longo do dia.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica