Como o chiclete pode colaborar com a digestão e diminuir o refluxo
Um estudo constatou que a goma de mascar pode trazer benefícios a quem sofre desse mal
atualizado
Compartilhar notícia
Mascar chiclete melhora a digestão e pode prevenir episódios de refluxo? Para responder essa dúvida, um estudo publicado em 2005 avaliou os efeitos da mastigação da goma 30 minutos após uma refeição, a fim de avaliar se ele causaria refluxo em 31 pessoas que sofriam desse mal.
A refeição ofertada consistia em 2 pedaços de queijo cheddar, salada verde com 2 colheres de sopa de maionese, 15 chips de batata e 285 ml de leite, consumidos após um jejum de 4 horas.
Depois disso, os pacientes, em ordem aleatória, mascaram 30 minutos de chiclete. Os resultados revelaram que houve uma diminuição na proporção de tempo que o pH do esôfago ficou abaixo de 4 no grupo que ingeriu chiclete (queda de 5,7% para 3,6%).
Houve também uma queda no número de episódios de refluxo. Os pesquisadores concluíram que esse hábito reduz o refluxo ácido, e pode ser uma alternativa interessante para quem tem esse incômodo.
Vale destacar, é claro, que é importante optar por chicletes de boa qualidade, sem açúcar, para usufruir desses benefícios.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica