Como fazer a dieta low carb? Tire suas dúvidas sobre o protocolo alimentar
Existem alguns casos em que essa estratégia pode ser considerada. Saiba quais
atualizado
Compartilhar notícia
Ano a ano, a dieta low carb segue como uma das estratégias nutricionais mais populares em todo o mundo. Mas, afinal, quando realmente podemos usufruir dos benefícios desse protocolo alimentar?
Primeiramente, não existe uma única dieta que seja efetiva para a perda de peso. A constância e adesão são os fatores mais importantes para que o emagrecimento ocorra de maneira permanente.
Porém, existem alguns casos em que essa estratégia pode ser considerada, principalmente se o indivíduo precisa, por qualquer que seja a razão, dar adeus a alguns números da balança de forma rápida.
A curto prazo, ela realmente promove um melhor resultado, diferença que se perde ao longo do tempo. Então, se você precisar “secar” porque tem algum evento social e precisa caber em uma roupa, ou mesmo por um motivo de saúde, pode se valer da low carb.
Quando conseguir a meta desejada, peça ao seu nutricionista que refaça seu plano alimentar.
Outro momento onde o famoso regime se mostra positivo seria para quebrar o efeito platô, ou seja, aquele momento em que o metabolismo se adapta à sua rotina alimentar e de exercícios, e você não consegue mais se despedir de nenhum quilinho extra. O corpo se acostuma com a condição dietética que foi imposta e desacelera o metabolismo, passando a gastar menos calorias.
Nesse momento, a dieta com baixa ingestão de carboidrato pode ser inserida para dar um choque no metabolismo e ir mudando, provisoriamente, a configuração seguida. É fundamental que o paciente receba as instruções corretas e, para isso, busque um profissional da área de nutrição.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica