Coloque na dieta: 3 temperos que reduzem a insulina e diminuem o peso
Açafrão, canela e cacau são três pós praticamente “mágicos” quando o assunto é saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Muito se fala sobre os alimentos que ajudam na redução da insulina e na diminuição do peso. Mas, você sabia que alguns temperos, relativamente simples, também auxiliam nesse quesito, quando incorporados a hábitos saudáveis?
Especiarias naturais contribuem bastante com funções fundamentais para o organismo, como aumento da imunidade, melhora em inflamações e até no controle glicêmico.
Pensando nisso, selecionamos três opções perfeitas para quem precisa diminuir as taxas de açúcar no sangue e, por consequência, perder alguns quilinhos.
Açafrão/cúrcuma
O açafrão é um condimento extremamente anti-inflamatório. Com menos inflamação no corpo, há uma otimização na secreção do hormônio insulina, melhorando a sua função nos órgãos. Em pó, ele pode ser incorporado a shots matinais, vitaminas ou, até, acrescentado em refeições, como ovos mexidos e saladas.
Canela
Possui componentes que colaboram para que os tecidos do organismo fiquem mais sensíveis à ação da insulina. Com uma maior sensibilidade, menos insulina o corpo precisa secretar para funcionar adequadamente. Cerca de 3g de canela por dia, fracionada nas refeições, é o suficiente para obter esse benefício.
Cacau
O cacau é rico em antioxidantes, principalmente catequinas, substância capaz de modular as bactérias benéficas do intestino. Com um perfil de bactérias intestinais mais saudáveis, é mais “fácil” manter um bom nível de glicose sanguínea. Com a taxa de glicose no sangue controlada, a insulina pode agir de forma mais eficiente, fisiológica e natural.
Versátil, o cacau vai bem com frutas, vitaminas, iogurtes, panquecas e bolos.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica