Cinco dicas duradouras para perder peso rápido (e de forma saudável)
Mudanças no estilo de vida são cruciais para alcançar o corpo que você deseja, nos seus próprios padrões, sem excesso de privações
atualizado
Compartilhar notícia
A partida do verão não precisa levar embora seus hábitos saudáveis. Se a estação mais quente do ano é um famoso convite a repensar seu estilo de vida e optar por uma alimentação balanceada, que tal manter o ritmo e continuar esbanjando saúde o ano inteiro? Para isso, não é necessário fazer nenhum sacrifício, apontam os especialistas.
“Preocupar-se apenas em estar dentro de um padrão para o biquíni pode tirar o prazer de todas as atividades da temporada”, explicou a nutricionista Bonnie Taub-Dix, ao portal Insider. “Se você perder peso com uma dieta da moda, poucos meses depois estará de volta à estaca zero”, ponderou.
Confira dicas de especialistas em nutrição para manter um ritmo saudável, fugir do efeito sanfona e alcançar seus objetivos de maneira duradoura.
Concentre-se em mudanças positivas, não em restrições
Após mais de um ano de restrições impostas pela Covid-19, as pessoas foram privadas de uma série de atividades que geram prazer, segundo a nutricionista Georgie Fear. Isso torna especialmente importante não escolher planos alimentares que sejam desnecessariamente restritivos.
“Se você acha que cortar carboidratos é o mais eficaz, mas te leva a ‘morrer por dentro’, não faça isso”, disse ao Insider. “Encontre algo que traga emoções positivas, essa é a melhor coisa a fazer.”
Por exemplo, deixe de lado aquele lanche para expressar emoções como tédio, estresse ou mesmo alegria, e coloque no lugar algo igualmente enriquecedor. Sair para uma caminhada para arejar a mente pode ser mais prazeroso do que devorar um saco de batatas no intervalo do trabalho, ou conversar com um amigo ao invés de acabar com um prato de biscoitos depois de um dia difícil.
“Muitas pessoas acabam comendo quando não estão com fome. Existem tantas necessidades às quais podemos conectar a comida por engano e há soluções muito melhores”, aconselhou a profissional.
Invista em alimentos frescos
Uma das melhores maneiras de reduzir o consumo de fast food em sua dieta é trocar as gorduras e doces por alternativas frescas e ricas em nutrientes. Use a proporção: vegetais e legumes pelo menos na metade do seu prato, e você estará em uma boa rota rumo ao emagrecimento.
Ao focar em alimentos vegetais, você não precisa excluir a carne ou produtos de origem animal, mas mantenha o consumo moderado. “As plantas deveriam ter o papel principal em sua dieta, com os produtos de origem animal sendo o elenco de apoio”, orientou Taub-Dix.
Dieta saudável não é “sem gosto”
Um dos maiores erros nutricionais que as pessoas cometem é pensar que uma alimentação saudável deve ser sem graça. Se os vegetais parecem enfadonhos ou sem gosto, é porque falta variedade, explica a nutricionista.
Caso você não domine a arte de criar novas combinações na cozinha, uma solução fácil é manter uma variedade de misturas de temperos e molhos para salada sempre à mão, para incrementar os produtos de maneira mais simples.
Se permita comer guloseimas
Depois de comer uma refeição rica em nutrientes, considere tomar um sorvete ou outro doce favorito, em pequenas porções. A profissional orienta que a melhor estratégia para manter uma dieta saudável por um bom tempo é basear 90% do que você come em alimentos que fazem bem ao corpo.
Os outros 10% (ou uma guloseima por dia, como orientação básica) podem ser coisas de que você goste. Encontrar uma maneira de incorporar pequenos “mimos”, enquanto progride no resto da dieta, é a chave para manter hábitos saudáveis o ano inteiro.
Beba álcool com moderação, se for o caso
Se você adquiriu durante a pandemia o hábito de se recompensar com uma garrafa de vinho após um longo dia de trabalho, ou se o seu passatempo favorito passou a ser criar drinks, saiba que, quando o assunto é dieta saudável, é importante elaborar um plano regrado para se dar ao luxo de ingerir bebidas alcóolicas.
“Nenhum álcool é realmente de baixa caloria, então, se você gosta de um bom drink calórico, é melhor investir em um e realmente apreciá-lo, do que engolir um bocado de bebidas menos satisfatórias”, salientou a nutricionista.