Cinco alimentos que reduzem ansiedade, segundo Harvard
São 18,6 milhões de brasileiros convivendo com o quadro
atualizado
Compartilhar notícia
A ansiedade é uma condição que afeta milhões de pessoas no mundo e, no Brasil, quando comparamos aos outros países, temos o maior número de pessoas associadas a esse transtorno. São 18,6 milhões de brasileiros convivendo com o quadro.
O mais surpreendente são as informações trazidas pela ciência recentemente, comprovando que a saúde mental começa à mesa. Para o cérebro funcionar bem, precisamos, basicamente, de nutrientes fornecidos na alimentação.
De acordo com estudos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, os alimentos que podemos confiar essa missão e devem estar presentes na rotina alimentar são:
Especiarias naturais, como a cúrcuma
Sendo fonte de curcumina, a cúrcuma é um tempero que garante efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios ao organismo. Além disso, ajuda a diminuir a ansiedade.
Ovos
Considerado um superalimento, o ovo contém praticamente todos os nutrientes necessários à saúde. Na gema do alimento, é possível encontrar vitamina D – que tem sua carência associada a transtornos de humor, como depressão e ansiedade – e colina, uma espécie de vitamina que ajuda a produzir acetilcolina, neurotransmissor responsável em promover saúde cerebral.
Os ovos ainda contêm triptofano, um aminoácido responsável pela produção de serotonina, o famoso hormônio do prazer.
Castanhas e nozes
São ricas em selênio, que ajudam a melhorar o humor por meio da redução da inflamação, comum em quem sofre de transtorno de humor. Duas ou três unidades por dia já supre a quantidade recomendada pelos médicos.
Peixes gordurosos, a exemplo do salmão
Salmão, sardinha, cavala, truta e arenque são ricos em ômega-3, um tipo de gordura que tem relação direta com a função cognitiva, melhorando a saúde mental.
Sementes de abóbora
Excelente fonte de potássio, as sementes de abóbora ajudam a regular o equilíbrio eletrolítico e a controlar a pressão arterial. Ingerir alimentos ricos em potássio, como banana e semente de abóbora, pode ajudar a reduzir o estresse e ansiedade.
Lembre-se, sempre, que a ingestão precisa ser feita com moderação. Além de potássio, as sementes também são fontes de zinco, mineral essencial para o desenvolvimento do cérebro e nervos.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica